Endodontia – Tratamento de Canal

Endodontia – Tratamento de Canal

O que é?
Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical. Nós realizamos com sistema rotatório e reciprocante e com aparelho de Raio-X portátil digital com menor radiação.

Quando é realizado?
Quando há cáries profundas e quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou inflamando de maneira irreversível a polpa dentária (o nervo). Os sintomas (sensações) indicativos de tratamento de canal são dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e incômodo ao toque e na mastigação. Já os sinais (o que se enxerga) que mostram a necessidade de uma endodontia são presença de abcesso ou fístula (lesão em forma de bolha na gengiva por onde extravasa pus).
 
Como é realizado?
O primeiro passo é remover a polpa. Para tanto, é tomada a anestesia local e é feita uma abertura na coroa do dente para acessar e remover o tecido pulpar. O espaço onde a polpa se encontrava e os canais que ficam nas raízes são esvaziados, alargados, irrigados e desinfeccionados para seu preenchimento com material obturador específico ou curativos. Pode ainda ser realizado em uma única sessão ou, a depender do caso, em mais de uma.
 
Importância do tratamento
A Endodontia, além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente e tratar doenças ligadas à polpa, salva e mantém o dente em boca, esquivando futuros custos com implantes. Também evita complicações e, em conjunto com a posterior reconstrução, devolve ao dente sua função mastigatória e estética.